#Sampletripresponde: o que impede o embarque?
por Dra. Maria Leticia Fernandes Oliveira Nascimento, médica da Sampletrip.
E aí, tripulantes!
Neste blogpost respondemos as principais questões trazidas por vocês!
De forma bem didática, para facilitar, buscamos colocar suas dúvidas em tópicos.
Vamos lá?
Estou com o braço quebrado. Posso embarcar?
Problemas de saúde ortopédicos como fratura, ruptura de ligamento, luxação, entorse, necessitam completa resolução para poder embarcar, o que leva em torno de 2 a 3 meses. Se for necessário cirurgia para o tratamento ortopédico, o tempo de recuperação e aptidão para o embarque pode ser ainda maior. É importante lembrar que durante a avaliação médica na Sampletrip, além do exame físico que será realizado, o tripulante deverá levar o relatório médico do ortopedista especificando qual foi o problema de saúde ocorrido, bem como o tipo de tratamento utilizado e se o paciente já se encontra apto a trabalhar a bordo de navio.
Ainda não consegui tirar o visto. Terei problemas para embarcar?
Este assunto deve ser melhor tratado com a recrutadora ou diretamente com a Companhia. Quanto ao atendimento na Sampletrip, a ausência de visto não fará nenhuma diferença. Já para o embarque, é melhor certificar as solicitações obrigatórias para evitar transtornos ao sair do Brasil. A nossa dica é: mantenha sempre atualizado o passaporte, visto para os EUA, certificados / formulários médicos e cartão de vacinação. Lembre-se: o mundo da navegação é algo imprevisível e o seu embarque poderá ser antecipado a qualquer momento.
Tenho apenas o inglês básico. Consigo embarcar?
A língua estrangeira, especialmente o inglês é um dos requisitos para quem pensa em trabalhar a bordo de um cruzeiro ou iate, mas se você não domina 100% o idioma ou se tem apenas uma noção básica, não desista! Há diversas funções a bordo que exigem apenas o inglês básico. A dica quanto ao idioma é... persista, seja curioso, seja ousado e acredite em você. Nunca desista sem ao menos ter tentado! Não é raro atendermos tripulantes que entraram com o inglês básico e, após alguns anos de experiência a bordo, já se comunicavam em inglês, francês e italiano.
Estou tomando remédio para emagrecer. Preciso parar de tomar para seguir carreira a bordo?
Há algumas opções de tratamento para emagrecer. Um tipo de medicamento prescrito com frequência para a perda de peso é da classe dos chamados remédios 'ansiolíticos', ou seja, substâncias que têm como principal objetivo diminuir a ansiedade e com isso reduzir o peso. Esse tipo de remédio não é indicado para usar a bordo. Pergunte ao seu médico se se trata de um ansiolítico. Outros medicamentos para emagrecer podem até ser aceitos. Isto será visto caso-a-caso durante a consulta médica na Sampletrip. Um relatório médico especializado poderá ser solicitado.
Fique sempre atento aos nossos conteúdos para mais informações sobre o mundo dos tripulantes. :)